Aprenda como conferir se a impressora é compatível com o Linux
01/10/2014 | Por: DebocheBR . em Linux
 0


Linux é um sistema operacional de distribuição livre. Como seu código-fonte é aberto a quem quiser o estudar e fazer modificações – podendo corrigir facilmente algum problema e sugerir melhorias -, cresceu muito rápido do seu ano de criação (1991) para cá, e está cada vez sendo mais usado.

Conhecido como o “sistema do pinguim”, o Linux tem sido usado por milhares de pessoas ao redor do mundo todo. E ele é apenas uma das muitas plataformas alternativas para quem não quer ou pretere o uso do sistema Windows, da Microsoft. Porém, para quem faz uso dessas plataformas alternativas, algumas observações são mais primordiais do que pra quem usa o sistema Windows.

Embora o sistema Linux faça parte da rotina de milhares de pessoas, incluindo da de empresas, os acessórios criados para dar suporte a computadores que operam com ele são poucos. A maioria deles não é criada pensando na compatibilidade com o Linux, o que exige um cuidado específico ao comprar e adquirir produtos para o computador.

As impressoras, por exemplo, são um bom exemplo disso. São escassos os modelos adequados para quem usa o Linux. Vamos ver como podemos identificar a impressora certa para esse sistema. Como averiguar a compatibilidade dela com a plataforma usada?

Uma das maneiras de saber se a impressora está adepta ao seu sistema operacional, é conferindo com o fabricante da impressora com quais sistemas ela é compatível. Você pode fazer isso acessando o site do fabricante e dentro dele averiguado as informações sobre o modelo da impressora que deseja adquirir ou já possui. Normalmente, os fabricantes disponibilizam até mesmo os drivers de instalação dos seus produtos em seus sites.

Caso não consiga achar as informações que busca utilizando a primeira sugestão, existe um site chamado Open Printing que servirá como segunda sugestão. Ele contém dados sobre impressoras e modelos, além de disponibilizar os drivers delas para as plataformas:BSDs, GNU/Linux e Unix-Like (MacOs e Solaris). O site foi fundado pela própria Linux Foudation. Nele você encontrará informações confiáveis sobre desde drivers e softwares, até configurações de impressão sobre essas plataformas. O procedimento feito no site do fabricante se repete no Open Printing: acesse o site, realize a busca do modelo da impressora e analise os dados que obtiver, certificando-se, assim, da compatibilidade do acessório com o seu sistema.

Sempre se certifique de que os itens que você compra para dar suporte ao seu computador sejam compatíveis com o sistema operacional que usa. Esse procedimento é muito importante para evitar as dores de cabeças e o risco da inutilidade de produtos que você compre.

Autor: Rodrigo de Oliveira Rodrigues
Via: Acesso Shop

Comentários