Saiba como usar uma impressora sem fio
10/02/2015 | Por: DebocheBR . em dicas
 0


A tecnologia wireless facilita muito as nossas vidas. A ausência de fios e cabos traz muito mais praticidade para produzir conteúdo e também para imprimir esse conteúdo, com as impressoras sem fio. Porém, essa facilidade por vezes fica só na teoria, já que muitas pessoas têm dificuldade em instalar e utilizar esse tipo de equipamento corretamente. Caso você seja parte desse grupo, veja essas dicas de como usar sua impressora sem fio.

A instalação equivocada muitas vezes é o que acaba gerando o mal funcionamento do equipamento. Procure sempre utilizar o material de instalação que acompanha a impressora, que geralmente vem em um cd-rom. Caso esse material não acompanhe a impressora, você pode buscar os drivers de instalação no site do fabricante da impressora. Siga os procedimentos e instruções de instalação e sua impressora deve funcionar corretamente. Após isso, ela estará disponível para todos os dispositivos conectados à sua rede wi-fi. Além disso, algumas impressoras wireless possuem seu próprio sinal de wi-fi, possibilitando que os arquivos sejam enviados diretamente à impressora através dessa rede – embora ela possua um sinal com menor alcance, o que pode ser um problema caso a impressora esteja em um cômodo muito afastado.
No entanto, se mesmo assim sua impressora não pode ser utilizada por outros dispositivos sem eles estarem conectados por cabos, o que pode ser feito é um processo de configuração manual, compartilhando-a através da rede doméstica de wifi. Após a instalação em um PC – através do processo descrito anteriormente – siga os seguintes passos para adicionar a impressora à sua rede doméstica: clique no menu “Iniciar”, selecione o “Painel de Controle” e escolha a opção “Dispositivos e Som”. Em seguida, clique em “Adicionar impressora”, na seção de “Dispositivos e impressoras”, e depois clique em adicionar uma impressora de rede e, em seguida, procure a sua impressora na lista de dispositivos. Assim, ela pode ser acessada por todos os dispositivos (computadores, notebooks e, dependendo dos modelos, até smartphones e tablets) que estiverem conectados à rede wifi.
Em seguida, o processo de impressão é o mesmo do realizado em uma impressora comum. Basta abrir o documento que se quer imprimir e utilizar o comando de impressão – que geralmente pode ser atalhado através das teclas control + P. Depois, basta selecionar a impressora na lista de dispositivos e confirmar a impressão.
É importante ressaltar que por vezes o mal funcionamento não é uma questão de instalação ou configuração da impressora, e sim tem origem em causas bem mais simples. Confira se ainda há tinta no cartucho/toner, se a impressora está conectada à alimentação de energia e à rede, a quantidade de papel na bandeja etc. No entanto, se após todos esses cuidados e processos, seu equipamento ainda não funcionar, então o melhor é procurar a assistência técnica da fabricante.

 

Autor: Rodrigo de Oliveira Rodrigues
Via: Acesso Shop

Comentários